Indicadores da Saúde do Município de Cunhataí

Publicado em 19/11/2021 às 13:40 - Atualizado em 19/11/2021 às 13:40

O Ministério da Saúde divulgou no final do mês de maio o resultado dos Indicadores de saúde que compõe o incentivo financeiro de Pagamento por Desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS), relativo ao Primeiro Quadrimestre de 2021 no âmbito do Programa Previne Brasil, instituído por meio da Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019.

Os indicadores selecionados para o pagamento por desempenho, que estão sendo avaliados no ano de 2021 são os seguintes:

• Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação.
• Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.
• Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.
• Cobertura de exame citopatológico.
• Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente.
• Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre e,
• Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada

A nota do município de Cunhatai foi de 9.63 o que é considerado resultado excelente, considerando o intervalo de zero a 10.

Este resultado coloca o município em posição de destaque tanto a nível de Brasil, como a nível Estadual. Considerando os 5.575 municípios do Brasil, Cunhatai está na posição nº 65. No Estado de Santa Catarina, considerando os 293 municípios, Cunhatai está em 5º lugar.

Se por um lado estamos felizes pelo resultado conquistado, percebendo que as mudanças que vêm sendo implementadas no Processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde estão dando resultado positivo, por outro sabemos que temos ainda a melhorar.

A Administração Municipal e a Secretária Municipal de Saúde agradecem o apoio recebido de todos os profissionais de saúde, do Conselho Municipal de Saúde e da comunidade.

Nosso objetivo é melhorar cada vez mais, superando os obstáculos, principalmente os impostos pela Pandemia da Covid-19 e garantir uma saúde de qualidade a todos os habitantes do município.