---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Assistência Social - Cras
26 de junho - Dia Internacional de Combate às Drogas

Publicado em 18/06/2020 às 08:38 - Atualizado em 18/06/2020 às 08:38

O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de 1987, para o Dia Internacional de Combate às Drogas. Esta data foi estabelecida como uma forma de estimular o debate em torno da questão e também para planejar ações objetivando uma sociedade livre da dependência química e do tráfico de drogas. A complexidade da demanda acerca do uso indevido de álcool e outras drogas ganhou grandes proporções e hoje é um desafio para a saúde pública e políticas sociais.

 

Conforme o 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram entrevistadas pessoas de 12 a 65 anos e constatou-se que: a substância ilícita mais consumida no Brasil é a maconha; foi destacado o uso de medicamentos sem prescrição médica (analgésicos opiáceos e tranquilizantes benzodiazepínicos); porém, grande parte dos dados mais alarmantes dizem respeito a ingestão de álcool, sendo que aproximadamente 2,3 milhões de pessoas apresentaram critérios para dependência de álcool nos 12 meses anteriores à pesquisa.

 

O uso de drogas tem um impacto negativo nas relações sociais e familiares, que vai além de demandas na área da saúde, entrando num contexto de vulnerabilidades pessoal, social, familiar e financeira. As drogas, inclusive álcool e cigarro, oferecem prazer imediato, no entanto, causam dependência física, psicológica e síndrome de abstinência, fazendo com que o usuário necessite de tratamento. Nesse sentido, a família é parte fundamental no processo de recuperação para um convívio social saudável.

 

Fonte das informações disponível em:

- https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-revela-dados-sobre-o-consumo-de-drogas-no-brasil

- http://www.blog.saude.gov.br/35661-dia-internacional-de-combate-as-drogas-cerca-de-5-da-populacao-mundial-usa-drogas-ilicitas.html