Educação de Cunhataí proporciona formação continuada online

Publicado em 15/05/2020 às 16:01 - Atualizado em 15/05/2020 às 16:02

O Município de Cunhataí preocupado com a qualidade de educação neste tempo de isolamento social e atividades educacionais não presenciais, oferece Formação Continuada online para professores da Rede Municipal da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o tema: O Currículo Escolar em Tempos de pandemia do Corona vírus e os meios digitais como ferramentas de apoio para o Ensino.

O objetivo é Desenvolver um trabalho de formação continuada para docentes e profissionais da educação, que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental com o intuito de instrumentalizar os profissionais da educação quanto ao uso das ferramentas digitais no trabalho com os alunos, com enfoque no desenvolvimento das habilidades e competências previstas no Currículo do Território Catarinense para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Temas desenvolvidos na Formação:

• Ferramentas digitais para trabalhar online com enfoque no Currículo do Território Catarinense da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
  • Foco durante a pandemia (reflexão)
  • Educação infantil como primeiro contato da criança c a Educação Escolarizada
  • Fundamentação/diferença sobre EaD e formato emergencial na Ed Infantil
  • Características e sugestões para aulas no formato emergencial na Ed Infantil
  • Professor como referência p as crianças e atividades da rotina da escola q podem ser desenvolvidas em casa
  • Características da criança no estágio sensório-motor e pré-operatório
  • Eixos estruturantes e direitos de aprendizagem na Ed Infantil
  • Papel dos profissionais da Ed Infantil
  • Retomada dos campos de experiência e grupos etários na Ed Infantil
  • Dicas para gravar aulas/vídeos.
  • Anos iniciais e o currículo do território Catarinense: desenvolvendo competências e habilidades na metodologia não presencial.

O curso ofertado tem uma Carga horária de 40 horas divididas em duas etapas de 20 horas, sendo assim distribuídas:  20 horas para professores que atuam com a educação Infantil e 20 horas para professores que atuam com Ensino Fundamental. Sendo iniciado no dia 15/05/2020 no turno matutino com duração de 04 horas.

Desta forma, a Secretaria de Educação de Cunhataí cumpre com o que prevê o plano de cargos e salários da rede, que é de oferecer formação continuada a todos os profissionais da educação.