NOTA INFORMATIVA: CORONAVÍRUS

Publicado em 17/03/2020 às 15:11 - Atualizado em 18/03/2020 às 11:16

Coronavírus – COVID-19

Em consonância com as informações mais recentes sobre a pandemia do COVID-19 e as recomendações do Ministério da Saúde e do Governo Estadual e visando o bem-estar de todos, o Município de Cunhataí/SC, comunica que estão  SUSPENSAS as aulas da rede municipal de ensino, inclusive da creche municipal, do serviço de fortalecimento e convivência de vínculos, aulas das escolinhas de futebol e congêneres pelo período de 30 (trinta) dias, a partir do dia 19 (dezenove) de março de 2020.

Além disto, eventos de massa (governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros com concentração próxima de pessoas), com público igual ou acima de 200 (duzentas) pessoas para espaços abertos e 100 (cem) pessoas para espaços fechados, ou em que a distância mínima entre pessoas não possa ser de 02 (dois) ou mais metros, fica determinado o adiamento ou cancelamento dos mesmos.

As reuniões que envolvam população de alto risco para doença severa pelo coronavírus (2019-nCoV), como idosos e pacientes com doenças crônicas, devem ser cancelados.  Incluem-se nesta proibição, encontro de grupos de idosos, encontro de grupo de hipertensos, diabéticos, gestantes e congêneres.

Orientamos a toda população cunhataiense, que com relação a reuniões e eventos privados, também sigam na direção de suspendê-las temporariamente.
A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza toda e qualquer informação oficial sobre o COVID-19 no site: http://saude.sc.gov.br/coronavirus/

O Município de Cunhataí segue atento às recomendações dos órgãos de controle e conclama a todos para que tomem as seguintes medidas de proteção e prevenção:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e passar álcool em gel;
  • Evitar lugares fechados e aglomerados;
  • Quando tossir ou espirar, cobrir a boca com o braço;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal
  • Manter distância e evitar tocar em pessoas doentes;
  • Evitar deslocamentos enquanto a pessoa estiver doente;
  • Cancele sua viagem previamente agendada;

Como medidas individuais recomenda-se que pacientes com sintomas respiratórios fiquem restritos ao seu domicilio e que pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas evitem a circulação em ambientes com aglomeração de pessoas.

Torcemos que nosso País supere brevemente a circulação do vírus, com o menor impacto possível ao bem-estar de todos e à economia.

Estaremos atentos à situação e avaliando constantemente medidas a serem tomadas e ficamos à disposição para eventuais dúvidas e sugestões.

Cunhataí/SC, 17 de Março de 2020.