---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Campanha de Vacinação contra o SARAMPO

Publicado em 13/02/2020 às 09:19 - Atualizado em 13/02/2020 às 09:19

Começou no dia 10 de fevereiro e segue até o dia 13 de março uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo. O Estado de Santa Catarina optou por ampliar a faixa etária e vacinar pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos de idade, para assim resgatar a população mais suscetível à doença. O Dia D, sábado em que as salas de vacinação ficam abertas das 8h às 17h, será no dia 15 de fevereiro.

Para tomar a vacina contra o sarampo é necessário ir até a Unidade de Saúde e levar a caderneta, se tiver. Pessoas com o esquema completo de doses não precisam tomar a vacina novamente. Aqueles que não têm a caderneta, não lembram ou não sabem se completaram o esquema vacinal, precisam tomar as doses desta forma:

- 6 meses de vida: dose zero.

- 1 ano de idade: primeira dose.

- 1 ano e 3 meses: segunda dose.

- até 29 anos de idade: a pessoa precisa ter duas doses.

- de 30 a 49 anos de idade: a pessoa precisa ter uma dose.

O sarampo é uma doença respiratória, extremamente contagiosa que pode causar complicações como pneumonia e encefalite e, em casos mais graves, levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar e o vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação.

Fonte das informações acima disponível no site da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE-SC): http://www.dive.sc.gov.br/index.php/arquivo-noticias/1022-santa-catarina-amplia-faixa-etaria-da-campanha-de-vacinacao-contra-o-sarampo.

Em Cunhataí, a campanha de vacinação contra o Sarampo acontece todos os dias na Unidade de Saúde, com enfoque para o dia 15/02, o sábado D, em que a Unidade estará aberta o dia todo das 08:00hrs as 17:00hrs sem fechar ao meio dia.