---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Encontro de gestantes é promovido pela UBS de Cunhataí.

Publicado em 10/06/2019 às 08:16 - Atualizado em 10/06/2019 às 08:16

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Cunhataí realizou na última quarta-feira (04 de junho) uma roda de conversa com as gestantes do município. Na ocasião repassou-se informações importante quanto as fases da gestação e também a tão esperada hora do parto. As orientações foram repassadas pela Dra. Milena Mendonça, ginecologista e obstetra da unidade de Saúde. Fizeram-se presentes no encontro a enfermeira Evandra Schmitt e a nutricionista Graziele Kunz.

Durante suas explanações, a Dra. Milena ressaltou “a gravidez é o período mais pleno para as mulheres’’. Cada gestação é única, muda de filho para filho e de mulher para mulher, independentemente de ser a primeira gestação ou não, a mamãe  busca cada vez mais conhecimento para manter-se atualizada sobre  a gestação e novos métodos para parto e ensinamentos para a criança.

O acompanhamento da gravidez passo a passo é de fundamental importância para o nascimento de um bebê saudável, e o pré-natal é a melhor arma contra muitas doenças graves. Algumas grávidas podem perceber que esperam um bebê logo na primeira semana de gravidez pelo atraso menstrual, enjoo ou tontura. Os sintomas podem ser diferentes em intensidade, tempo e frequência, não apenas de mulher para mulher, como de gestação para gestação... “quando uma mulher fica grávida toda sua vida muda - independentemente do período constatado, se é uma gravidez precoce ou se é inclusive um caso de gravidez em mulheres mais velhas. O importante é cuidar da saúde do bebê que está por vir”. Pois a chegada de uma criança em nossas vidas sempre traz muitas alegrias, mas no começo pode ser complicado, principalmente no caso de uma gravidez precoce.

Nessas situações a mãe está despreparada para a chegada do bebê. Na situação inversa, de gravidez em mulheres mais velhas, o bebê normalmente é muito desejado visto que na maioria dos casos ocorreu na época em que tudo transcorre bem na vida da mãe, possuindo estrutura familiar e financeira para abrigar essa criança.  No entanto, o organismo já não é o mesmo, as gestações que transcorrem depois de certa idade não são tão fáceis. Porém não há motivo para preocupação excessiva, com o avanço da medicina sobre a gestação humana, as mulheres podem ter seus filhos com saúde. Seguindo as orientações médicas e se preparando com antecedência para a gestação  através de uma alimentação saudável e atividade física regular.

 A cada semana de gestação há mudanças consideráveis no desenvolvimento do feto. A primeira fase ocorre entre a 1ª e a 12ª semana, contando a partir da fecundação e da implantação do embrião no útero até o momento que ele passa a ter feições humanas. A segunda é entre a 13ª e a 28ª semanas as emoções só aumentam, as futuras mamães se emocionam ao ouvirem o coração do feto, o que para elas é uma verdadeira música. Nesta fase é possível identificar o sexo do bebe, além da movimentação. É na terceira fase que todas as partes do corpo do bebê estão amadurecidas, isto é, prontas para o nascimento correspondendo ao período entre as semanas 29ª e 40ª.

Para finalizar a ginecologista afirma... “Nesse período as futuras mamães devem intensificar as visitas ao médico e, às vezes, dependendo da gravidez, fazer uma visita ao médico diariamente. Não se assuste se o seu bebê nascer um pouquinho antes ou depois do previsto pelo médico, será absolutamente normal. O importante nos últimos momentos é manter a calma e ter a certeza que vai dar tudo certo na hora tão esperada, o nascimento do seu filho, com o acompanhamento dos profissionais necessários.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar