Produtores rurais Cunhataíences contam com apoio do município para execução de exames de brucelose e Tuberculose.

Publicado em 06/11/2018 às 16:41 - Atualizado em 06/11/2018 às 16:43

A Administração Municipal de Cunhataí, através do corpo técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio ambiente, esteve empenhada nos últimos meses em disponibilizar a sociedade Cunhataíence de um laboratório de análises clinicas, o qual se encontra junto as instalações da secretaria da agricultura. Após a conclusão do período de liberações, e credenciamento de funcionário; o mesmo já se encontra em plenas condições de oferecer o serviço de diagnóstico de tuberculose e brucelose bovina.

De acordo com o secretário municipal de agricultura, Sr. Pedro Vanderlei Hansen, ‘os exames são em geral, solicitados por produtores de leite que desejam obter certificado de rebanho livre destas zoonoses, bem como servirão aos produtores que irão comprar ou vender animais que posteriormente serão incorporados ao rebanho’. É fundamental que o produtor não compre ou venda animais com a saúde comprometida!

Em geral, os animais são infectados através do contato direto, água, e/ou alimento contaminado por animal doente; apresentando sintomas como emagrecimento, tosse, queda na produção de leite, aborto e/ou nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, dentre outros...  Já em humanos a contaminação também ocorre através do contato direto com animais doentes, consumo de leite e derivados contaminados (provenientes de leite não pasteurizado); apresentando sintomas como tosse constante por mais de três semanas, emagrecimento, cansaço excessivo, e sudorese noturna (suor).

Lembramos de que o município irá arcar com os custos no que diz respeito ao deslocamento do médico veterinário até a propriedade, além de equipamentos e Insumos para o exame de diagnóstico da Tuberculose e Brucelose. É de extrema importância que os produtores agendem os serviços junto a secretaria municipal de agricultura, para que os trabalhos possam fluir de forma eficaz.

Outras informações na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município!