---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Seminário de Atualização das Políticas Públicas em Saúde

Publicado em 11/12/2019 às 09:38 - Atualizado em 11/12/2019 às 09:38

Nos dias 02 e 03 de dezembro, a técnica de enfermagem Marisa Inês Frantz participou em Chapecó no Seminário de Atualização das Politicas Públicas em Saúde das Pessoas com Ostomias Intestinais, Urinarias e/ou Fistula Cutâneas e Ostomias Respiratórias, evento promovido pela secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina.

Diversos foram os temas abordados por profissionais especializados em ostomias, entre elas, indicações e tipos de ostomias, cuidados pré-operatório e pós-operatório, complicações e cuidados, alimentação e nutrição e depoimentos de pessoas ostomizadas sobre “Qualidade de vida” e “Convivendo com a ostomia”.

No primeiro dia do seminário foi feito um momento de sensibilização, aonde alguns participantes colocaram a bolsa de colonoscopia e permaneceram com ela por mais de 24 horas. “ Essa foi uma experiencia muito exitosa, pois tentar se colocar no lugar do paciente nem sempre é fácil, por que cada um vive e reage de maneira diferente a doença ou a dor, mas é muito importante essa sensibilização, pois ajuda a humanizar nosso atendimento no momento em que o paciente está fragilizado e precisa de cuidados. Devido a importância do bom atendimento aos pacientes ostomizados, estar em constante treinamento e atualização deixa o profissional confiante no momento de realizar o procedimento, deixando assim também o paciente seguro e confortável com o tratamento.” ressalta a técnica de enfermagem Marisa.

A secretaria Débora relata de que estes momentos são muito importantes para toda equipe pois nestas capacitações toda a equipe é beneficiada. Ressalta também que sempre que possível libera os profissionais para capacitações desde que o aprendizado seja aplicado na UBS.