Primeira coleta de lixo eletrônico ocorrerá no município de Cunhataí, no mês de novembro.

Publicado em 24/10/2018 às 11:59 - Atualizado em 24/10/2018 às 11:59

Visando retardar o grande problema que vem sendo ocasionado devido a má destinação de equipamentos eletrônicos que não possuem mais vida útil, que a administração Municipal de Cunhataí juntamente com a secretaria municipal de saúde e saneamento, e departamento de vigilância sanitária, organizou a primeira coleta de lixo eletrônico no município.

Conforme o secretário municipal de saúde; Sr. Ilco Franken, ‘a coleta tem por objetivo reunir o máximo possível de equipamentos eletrônicos em desuso; de forma que estes não continuem em locais desapropriados, oferecendo riscos a saúde, e ao meio ambiente’. De acordo com o resultado de pesquisas; atualmente cada habitante brasileiro é responsável de forma direta ou indireta, por produzir cerca de 7 kg de lixo eletrônico por ano, o que condiz a nível de país, a 1,4 milhões de toneladas. Um numero expressivo, e que precisa ser reduzido o quanto antes para que as consequências futuras sejam pelo menos amenizadas.

Portanto informamos a todos os munícipes que possuem em suas propriedades equipamentos eletrônicos que não funcionem mais; como monitores de televisão, máquinas de lavar roupas, celulares, ar condicionados, pilhas, baterias, notebook, geladeiras, dentre outros materiais, que a coleta está programada para ocorrer na segunda-feira, dia 12 de novembro, no pátio da prefeitura durante o dia todo.

Vale lembrar de que alguns materiais coletados possuem custo, por se tratarem de contaminantes com altos custos para sua destinação; tais como:

- Lâmpadas de qualquer tipo ou tamanho – R$0,90 a unidade.

- Monitores e televisores abertos, ou com peças do seu interior faltantes ou quebradas – R$30,00 a unidade.

- Máquinas de lavar roupa ou louça, geladeira e freezer que estejam sem motores R$50,00 a unidade.

Desde já, contamos com o apoio da comunidade para a realização de mais esta ação. Em caso de dúvidas nos colocamos a total disposição!