---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Colonização

Publicado em 23/08/2013 às 11:25 - Atualizado em 20/09/2013 às 08:54

Colonização do Município de Cunhataí Baixar Imagem

  E foi assim que tudo começou.... Por volta dos anos 40 chegava à localidade de Barra Pequena a família de Reinoldo e Emilia Klauck, seu filho Aloizio e sua esposa Cecília. No dia 5 de janeiro de 1943, vindos de São Carlos em lombo de burros, abrindo picadas a facão e foice, chegaram em Cunhataí os irmãos João e Jacó Sehnen. Os dois armaram um acampamento na margem de um pequeno rio, local hoje bem no centro da Sede. João e Jacó logo que chegaram começaram a desbravar a mata virgem, muito rica em pinheiro araucáia e madeira de lei.
...De 1944 em diante começaram a chegar outras famílias, entre elas, as de pedro e sua esposa Elza Schwertz, Andreas e sua esposa Carolina Konzen, Francisco e sua esposa Alma Franken, Norberto e Otília Schwertz, OscarSehnem e sua esposa, e Osvaldo Sehnem. Pelo interior do município registramos a chegada das famílias de Artur e Alma Beling, Erich e Olga MaasOdilo ShuSelmiro e Frida Gerhard, Edmundo Camara e outras. Todas estas famílias que aqui chegaram naquela época pensando num futuro melhor, estavam distante de praticamente tudo, assistência médica, religiosa, e dos familiares.
Nossos colonizadores sofreram muitas necessidades, muita solidão e saudades de amigos e parentes que deixaram pra trás.
...Desde então a grande aventura desses homens e mulheres que aqui chegaram foi derrubar o mato, cravar o arado e a enxada onde até então ninguém o havia feito, onde a fertilidade do solo prometia muitos frutos. Nesta árdua luta,em que cada metro quadrado precisa ser arrebatado da selva, os bravos colonizadores dependiam tão somente dos seus próprios esforços.
As famílias na época viviam muito unidas, e foi assim que construíram a primeira igreja que seria também aproveitada para escola. O terreno foi doado por dois agricultores, doando cada qual 1 hectar.
Cunhataí está localizado no Oeste de Santa Catarina.
Limita-se com os Municípios de Saudades, Cunha Porã, Palmitos e São Carlos. Colonizado por descendentes de alemães onde até hoje preserva a cultura, os costumes e a língua mãe.
Povo singelo e hospitaleiro, terra de trabalhadores, da esperança e espírito fraterno.
Cunhataí recebeu esta denominação por influência indígena. Contam os mais antigos, pessoas daquela época, que os raros elementos de origem indígena que aqui viviam naquele tempo, ao verem as mulheres louras, filhas ou esposas dos pioneiros de origem alemã diziam "Cunhataí", palavra que mais tarde eles entenderam como moça bonita. Por essa razão, em homenagem a esta gente, Batizaram a jovem comunidade de Cunhataí.
Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Cunhataí, pela lei municipal nº 952, de 22-05-1982, subordinado ao município de São Carlos.
Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito de Cunhataí figura no município de São Carlos.
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cunhataí, pela lei estadual nº 9920, de 29-09-1995, desmembrado de São Carlos. Sede no atual distrito de Cunhataí ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Localização